domingo, 10 de março de 2013

A máquina do tempo já foi inventada e você nem percebeu

Esqueçam todas as teorias sobre viagens no tempo que a ficção científica jogou na sua goela pelos últimos anos. Nada de TARDIS, DeLoreans ou qualquer outro tipo de máquina que faz você atravessar o universo com estes meios de transportes velhos e bem pouco tecnológicos. O que eu quero comentar neste texto é algo que, talvez, ninguém tenha percebido, algo que fará a sua vida mudar completamente se esta ferramenta for usada de forma sábia.

Peço para que você continue lendo este texto e embarque em mais uma aventura comigo.

Pegue sua câmera, celular ou qualquer aparelho que tenha a capacidade de gravar um vídeo e leve-o para as suas férias. Ao chegar no seu destino comece a capturar todas as imagens que você for capaz e as edite em um programa simples, como o Windows Movie Maker. Coloque também uma música de fundo para animar um pouco. Ponha no YouTube. Se não tiver vergonha, tente fazer outros tipos de vídeos, aqueles que todos chamam de vlogs. Importante: não exclua nenhum.

Sou um entusiasta da criação e apoio todos os que tentam fazer algo para contribuir na internet, mesmo que seja pouco visualizado. Por isso, crie um blog e publique os seus textos. De preferência, jogue palavras que falem um pouco sobre a sua vida, sua personalidade. Eu tenho este site faz cinco anos e voltei no tempo para ler minhas antigas idiotices e percebi como mudei.

Agora vá ao Facebook, mas não para publicar coisas chatas e imagens engraçadas. Produza. Escreva algo sobre você. Deixe de lado mensagens sobre "inveja" e mostre que você é capaz de fazer algo mais útil. Utilize 100% do que a rede social lhe oferece: marque datas especiais na Linha do Tempo, publique fotos, comente em ocasiões importantes da sua família, poste os seus vídeos e textos para que todos possam conferir. Altere sua escolaridade, sua graduação, seu mestrado, seu casamento, o nascimento de seu filho. Grave o primeiro aninho dele e mostre para as pessoas que você gosta.

Crie um Twitter e escreva o que a sua mente quer, mas com cautela. Siga pessoas desconhecidas e converse com elas. Será ótimo para futuras interações. Tenha um Instagram também e com ele divulgue pequenos momentos do seu dia a dia de uma maneira diferente.

Viu? Agora toda a sua vida está em um lugar só. O seu passado está ali para você observar, e o seu futuro, bem, ele ainda não aconteceu. Mas se você quiser uma máquina do tempo bem eficaz, basta conferir as suas publicações antigas, os seus vídeos toscos de dois anos atrás, seus textos idiotas sobre assuntos polêmicos só para ganhar visualizações, suas fotos das pernas na piscina no Instagram, seus gritos de gol no Twitter.

Faça tudo isso que eu lhe sugeri e você irá perceber como tudo na sua vida será mais divertido. Você terá a possibilidade de voltar e ver como a sua evolução aconteceu, como hoje você é uma pessoa bem melhor que antigamente. Eu fiz isso e posso dizer que funciona extremamente bem. Não é necessário uma máquina para fazer você encontrar as suas memórias passadas, basta uma conexão na internet e um pouco de boa vontade para criar o seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário