segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A melhor forma de conter o consumismo

Quando estamos com muita vontade de adquirir algo, não existe fórmula mágica para impedir que os grandes gastos aconteçam. Somente, claro, se você não tiver dinheiro. Eu sou uma pessoa que vive procurando novos produtos tecnológicos que possam ser do meu interesse, o que provoca uma enorme vontade de comprar tudo o que está na minha frente. Sabendo disso, eu preciso ter uma forma para parar, pelo menos por um momento, de ficar obcecado por tais objetos. Creio que o consumismo não tem "cura", uma hora ou outra a pessoa acaba se rendendo. Porém, eu uso uma técnica que faz, primeiramente, eu sentir muito mais ânimo para comprar, mas depois acaba parando aos poucos. 

Abrir um pacote de produto novo é uma das coisas mais sensacionais que existem, é quase até melhor que usar o dito cujo, praticamente um ritual sagrado. Se você tem um produto da Apple então... Enfim, a minha técnica é assistir vídeos de unboxing das mercadorias. Eu faço isso por duas razões:

Primeiro: aliviar a vontade de comprar. Mesmo aumentando um pouco a sensação, aos poucos você vai se acostumando com a pessoa abrindo o pacote que nem ao menos dá conta que necessita. Funciona comigo.

Segundo: ver se o que me interessa realmente vale o preço a ser pago, já que o produtor dos vídeos geralmente dá a opinião completa.

Se tudo isso não funcionar, tenho outra forma de acabar de vez com qualquer vontade de consumir. No meu caso, costumo comprar muitos livros. Se me bate aquela ânsia de ter um iMac, por exemplo, vou até uma loja online e foco a minha mente em uma publicação que eu realmente tenha vontade de adquirir. O alívio é instantâneo e você estará com a sensação que precisa ter o livro que acabou de comprar, porém ele ainda está a caminho da sua casa. Até chegar, seus pensamentos estarão voltados somente para a sua recente aquisição.

Claro que não precisa ser regra comprar livros, fica a seu critério gastar em outra coisa. Mas se você acha que essa coisa de consumismo é pura besteira, apenas guarde todo o seu dinheiro todo mês, assim tudo é acumulado e você se tornará o novo milionário do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário