terça-feira, 5 de julho de 2011

Volta ao Mundo #1: Finlândia

Para estrear essa nova coluna do blog, vamos conversar sobre  um país situado ao norte da Europa, a Finlândia.

Como é o primeiro post dessa coluna, vamos estabelecer um formato: primeiro uma lista de informações gerais sobre o país, como tamanho, população, moeda e esse tipo de coisa. E depois vamos dar uma atenção maior para a cultura, seguindo de uma sequência de fotos dos locais mais importantes.



Capital: Helsínquia

Idioma oficial: Finlandês e Sueco

Governo: República parlamentar

População: 5.348.357 (dados até 2009)

Área: 338.145 km quadrados

Moeda: Euro

Curiosidade - Esportes: O lançamento de Dardo é um esporte tradicionalmente forte no país. Das 39 medalhas disputadas nas Olimpíadas, a Finlândia tem 14 conquistadas. Porém, o que mais se destaca em popularidade é o Hóquei no Gelo, a Seleção já conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial, e várias outras de prata e bronze.

Na Finlândia, é costume comer muita batata, de vários tipos, vários temperos. Segundo o blog Ana na Finlândia cujo achei enquanto pesquisava sobre o país, comer batatas está para eles, assim como o feijão com arroz está para o Brasil.

Outros alimentos que são indispensáveis para a população: almôndegas, carne de porco. Nas quintas, é costume tomar sopa de ervilhas. Alguns tipos de peixes também: arenque do Báltico, Salmão.

Achei interessante também o fato de comerem muito pepino. Segundo a mesma autora do blog, eles comem pepino da mesma forma que no Brasil se come bananas. Totalmente cru, só pegar e comer. Estranho...

Pelo que pude perceber, o pessoal não é tão fanático por doces, eles têm algumas receitas típicas, mas nada exagerado.

Aqui vai uma música típica do povo finlandês:








Fotos de Finlândia
Essa foto de Finlândia é cortesia do TripAdvisor

Finlândia Imagens
Essa foto de Finlândia é cortesia do TripAdvisor

Fotos de Finlândia
Essa foto de Finlândia é cortesia do TripAdvisor

Por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado da nova coluna e deste post. Se tiverem alguma indicação de país, é só ir na área de contato e mandar a sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário