segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A importância da cultura

Cultura sem dúvida é um dos assuntos mais polêmicos para se discutir. Uns dizem que têm mais que os outros. Se você não gosta de algo, logo é sem cultura. Mas o que nós vamos nos aprofundar neste texto é sobre a cultura em geral dos povos e como isso nos influencia para aumentarmos nossa “bagagem”.

Todos sabem que é importantíssimo viajar, conhecer novos lugares e pessoas de diferentes modos e jeitos de pensar. Mas de nada adianta ir por aí sem sequer aprender um pouco sobre os lugares que você visita. Que graça teria ir para os Estados Unidos sem saber Inglês, por exemplo? Comunicação impossível e o resultado é 80% sem aproveitar o passeio.


Vamos imaginar o que foi a Copa do Mundo de 2010 na África. Se este evento não tivesse acontecido, quem de nós saberia que existe tanta cultura e valores naquele país? Provavelmente quem já foi ou pesquisou sobre. O “senso-comum” provavelmente só pensa que o continente Africano é repleto de sujeira e pessoas pobres. Sabemos que isto não é verdade. Claro, não podemos negar que os problemas existem, mas isto acontece em todos os lugares.

Todos os que foram presenciar a Copa do Mundo com certeza saíram com uma visão completamente diferente da que tinham antes. E isto SIM é o que nos torna pessoas especiais culturalmente. Aprendemos novas músicas, comidas, religiões, muitos dos costumes que nunca pensávamos que pudessem existir.

Outros apenas acompanharam pela televisão e também tiveram um grande acréscimo em suas vidas.

Vale lembrar que buscar conhecimento não é somente assistir novelas e pensar que está fazendo muito para contribuir na sociedade. NÃO. Porque muitas vezes as teledramaturgias fantasiam demais as coisas e não exibem a realidade completa. Mais interessante então é pesquisar profundamente em livros ou até mesmo na internet.

Um dos caminhos mais fáceis para estas aventuras com certeza é o intercâmbio, seja acadêmico, seja por agências. Com ele você se habilita a fazer maravilhosas viagens para lugares que nem sequer imaginava estar e, além de realizar um sonho que antes parecia ser impossível, após voltar para seu país de origem tem muitas histórias INESQUECÍVEIS para contar.

Portanto, a cultura é importantíssima para nossa vida, e com ela montamos nosso caráter e nossos valores. Nunca é demais viver mais.

__

Palavra CULTURA - Sugestão DaniPigatto


Um comentário:

  1. Muito boa a reflexão. E se não é possível sair do país, pode-se explorar a cultura existente dentro do nosso Brasil, que é vasta e varia muito de região para região.

    Eu mesmo conheci muito viajando para o Rio, para BH, Campinas e agora vivo há 9 meses em São Carlos/SP, onde com certeza conheci culturas de todos os cantos e coisas que jamais iria imaginar.

    Adoro o meu Rio Grande do Sul, especialmente Erechim, e é lá que pretendo viver a minha vida, cultivando a cultura gaúcha e nossos costumes. Porém, admiro cada povo que conheci aqui, cada cultura, cada detalhe.

    E valeu pelo texto.

    ResponderExcluir