quinta-feira, 29 de julho de 2010

Teoria: os nomes dos idosos

Estava conversando com o meu primo (@rlholdorf) sobre como a gente tem nomes legais etc. Eis que surge um papo sobre nós nunca termos visto alguém com idade mais avançada que tenha nomes tão “jovens” como os nossos. Eis que me veio uma teoria:


Quando pensamos em idosos lembramos de Geroldo, Bertoldo, Volmar, Alcir, Epistáfio, e vários outros que nos fazem pensar em qual grau de alcoolismo os pais dessas criaturas estavam. Nunca imaginaríamos uma salinha de um asilo com Matheus, André, Renan, Jonathan, Eduarda, Bruna, qualquer que seja. Pensem, não existe uma pessoa com mais de 60 anos que tenha um nome assim.

Acho que criou-se um clã secreto onde todas as pessoas que alcançarem certa idade têm obrigação de receber um outro nome. No pavilhão deste clã lavagens cerebrais são processadas a fim acabar com qualquer lembrança de sua antiga nomenclatura. Depois de um tempo “de molho” os velhinhos são enviados  às suas residências como se nada tivesse acontecido. Obviamente todos os seus parentes sabem de sua mudança radical, mas não revelam em circunstância alguma para não trair a confiança dos seus progenitores.

Não se sabe ao certo quais são os processos exatos para a formação desta nova “vida”, nem qual a burocracia utilizada. Sabemos apenas que quando você manda alguém para a substituição do seu nome, nunca poderá revelar o que acontece nos pavilhões do clã.

Torna-se um segredo eterno.

3 comentários:

  1. Pior que eu nunca tinha reparado nisso...
    mas, se contrapondo a isso, te conto que conheço duas senhoras, antigas vizinhas minhas com idade já avançada (54 e 49 anos), uma é a Kelli Cristina, conhecida no bairro como Tia Kelinha, e a outra Bruna, ou seja, Dona Bruna. Estranho não?
    ^^

    ResponderExcluir
  2. poxa, isso é muito muito estranho mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente...Frequentemente vemos pessoas de idade com nomes do tipo:´´Aurélia, Anita, Leontina, Brígida, Margarida...´´ e nunca pensamos em npomes como:``Tatiana, Luciana,Patrícia....´´etc.

    ResponderExcluir